A CAMINHO DAS FÉRIAS, NOTÍCIAS DO CAMPO MISSIONÁRIO

terça-feira, 9 de julho de 2013
 Família em Missão

Estão a chegar as férias

Bissau, 10 de Julho de 2013

Missionários Carlos e Paula Martins: Ao serviço do Mestre na Guiné-Bissau

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos 2 Coríntios 4:8-10

Aos amados Pastores, Líderes e irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo, e também para todos os nossos amigos,
estamos a chegar ao final deste primeiro ano, nesta nova etapa ministerial por terras de África, para já por terras da Guiné-Bissau, embora com visitas ao Senegal.
Foi um primeiro ano de adaptação a toda uma nova realidade, tanto para nós enquanto Missionários, como para  todos enquanto família, com muitas dificuldades e também adversidades de vários tipos conforme fomos relatando nas notícias que fomos dando neste mesmo Blog, de assaltos à casa e ao carro, a muitas noites e semanas seguidas sem electricidade, que foi um dos piores pesadelos para os nossos filhos e que também nos afectou muito a nós, passando também por doenças que atingiram todos os elementos da família, malária ou paludismo, tifóide, infecções, pedra nos rins que ainda não saiu e outras dores que por nós passaram, o único que tinha resistido até hoje era o Caleb, mas hoje começou com febre e dores no corpo, amanhã vou com ele para o médico, está com todos os sintomas da malária. 
Mas os Meses foram passando e como diz o povo: isto primeiro estranhasse mas depois entranhasse, e podemos dizer que agora estamos muito mais adaptados, até o calor que era uma das coisas piores, agora praticamente não nos afecta, fomos nos habituando a comer o que há no momento, pois muitos produtos alimentares por vezes esgotam-se no mercado por muito tempo, tentámos nos adaptar a beber a água daqui mas não conseguimos começamos a adoecer uns atrás dos outros, por isso gastamos uma fortuna em água engarrafada, e mesmo assim não bebemos toda a que é necessária, por isso estou com algumas pedrinhas nos rins, mas Graças a Deus por tudo.

Em adaptação, mas também em Acção 

Logo que chegamos começamos a nos envolver com o trabalho da Igreja na Guiné-Bissau, Ministrando a Palavra de Deus em várias Igrejas, e ajudando na nossa Igreja local onde com frequência pregamos a Palavra de Deus, não só nos cultos normais, mas também para os jovens e outros grupos dentro da Igreja, assim como na ministração da Ceia do Senhor, e também muitas dedicações de crianças.
Também iniciámos uma classe de teologia do curso BTCP, com cerca de 20 alunos de duas Igrejas,em parceria com a ACTOS Cruzada International, da qual somos associados, o curso vai avançando e vamos já para a terceira disciplina, estamos com perspectivas para que novas classes possam começar no principio do próximo ano Lectivo. 


 Realizamos três serviços de batismos, com um total de setenta e dois irmãos batizados e agregados à comunhão da Igreja.


Viajamos muito também pelo País, recebemos uma equipa das igrejas de Benfica e Paris da Assembleia de Deus, e fomos para o Leste Sintcham-Botche, e para o sul, Buba e Empada.

Também estamos envolvidos com a ONG Doze Pedras, que trabalha essencialmente na área da Educação mas também na área da saúde, com eles fizemos uma viagem pelo Sul do País, para onde pretendem expandir o seu trabalho visitámos Buba, Empada, Catió, Cacine, Cassáca, Jemberém e também Guileje onde podemos conhecer um pouco da História da Guiné-Bissau e também de Portugal.
Fizemos uma outra viagem também com o ITS, Instituto de Tecnologia Social da Guiné-Bissau, que utiliza as capacidades dos Catedráticos de Universidades da Europa e da América do Sul para desenvolver Tecnologia Social que é depois colocada à disposição dos povos mais desfavorecidos como é o caso da Guiné-Bissau, com eles visitámos Gabu, Farim e Canchungo.
Todas estas organizações são de raiz Cristã Evangélica e tem como objectivo final a divulgação do Evangelho usando as áreas Sociais.

Estivemos também na área da saúde envolvidos, em especial com dois casos de duas crianças, nosso amigo Seco que perdemos de uma forma que não nos conforma, e que muito nos deixou abalados pelo inesperado da situação, a sua partida ainda nos deixa até hoje com grande tristeza, só nos consolando o facto de sabermos que ele está melhor na presença do nosso bom Pai.
E a nossa Joaninha que continua num longo processo de recuperação de uma queimadura muito grave que ela sofreu numa grande parte do seu pequeno corpo.

Os meninos talibés

Nos últimos três meses temos andado pelas ruas de Bissau distribuindo comida às crianças talibés, meninos praticamente todos da etnia Fula, que são entregues pelos seus pais a partir dos três anos de idade aos marábús, chefes das escolas coranicas, para serem ensinados no Alcorão, mas na verdade eles passam apenas menos de uma hora por dia aprender o Alcorão, o resto do dia eles são obrigados a andar pelas ruas de Bissau a pedir esmola, se ao fim do dia voltarem para a escola coranica sem o dinheiro que o marábú exige, eles são espancados e maltratados, e há até relato de outros maus tratos alguns de cariz sexual.

 O nosso objectivo é ter um lugar na cidade onde possamos recebe-los durante o dia para lhes poder oferecer comida e também algumas outras coisas como roupa, e também começar a desenvolver relacionamento com eles para tentar tirá-los debaixo da influencia do marábú, levá-los ao conhecimento do evangelho e reencaminhá-los de volta às famílias, e também que eles possam ir à escola pois nenhum deles frequenta a escola, alguns já com 15 anos e mais não sabem ler nem escrever, nunca foram à escola.
Este é o espaço que estamos a tentar alugar para aqui desenvolver o projeto, a renda ronda os 200,00€ por mês, mas o local precisa de obras de requalificação que poderão rondar os 3000,00€, para já não temos nem o dinheiro para a renda, nem para as obras, além que depois precisamos apetrechar o espaço com os equipamentos necessários para o seu funcionamento.
Apesar de tantas dificuldades e parecer quase impossível, cremos que Deus está neste propósito e abrirá portas para que ele seja uma realidade, também percebemos que as pessoas aqui, algumas das autoridades e de Organizações como a Unicef e outras estão na expectativa de ver o nosso projeto em execução, pois nos tem dito que é de grande necessidade.

  Precisamos de Refrigério

No final do Mês termina este primeiro ano deste novo desafio no nosso Ministério, pensamos que apesar de todas as dificuldades e contrariedades,  superámos as nossas próprias expectativas, e a Graça Maravilhosa do Nosso Senhor nos sustentou em tudo, queremos visitar a nossa família em Portugal e recuperar forças, mas também visitar as Igrejas e continuar a divulgar o nosso trabalho pois cada vez são maiores os desafios. 
Queremos apelar à vossa Bondade e Generosidade pois precisamos de apoio financeiro para a viagem a Portugal, se nos puderem ajudar será de grande Bênção, e com certeza Deus vos recompensará.
As ofertas podem ser Particulares ou de Igrejas e organizações, precisamos do vosso apoio de 5, 10, 20, 50, 100 ou mais euros conforme aquilo que cada um sinta no seu coração e tenha possibilidade.

Faça-nos chegar através da conta CGD Nib: 0035 0260 0000 4297 4007 9  Iban: PT 50 0035 0260 0000 4297 4007 9 BIC: CGDIPTPL Paula Alexandra Cardoso Ferreira Martins

 
“O meu Deus há-de conceder-vos com largueza tudo aquilo de que precisarem, segundo a sua riqueza gloriosa em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:19

Em Cristo os vossos Missionários:

Carlos, Paula e filhos Martins











0 comentários:

Enviar um comentário